A Europa corre o sério risco de se transformar na rainha da reprodução medicamente assistida. Nos últimos anos o sémen europeu tem vindo a perder força e qualidade, pelo que daqui a uns anitos engravidar naturalmente será praticamente impossível... Se já somos um continente envelhecido, o que será de nós daqui a 20/30 anos?
Se hoje em dia, em que os espermatozóides ainda correm loucos à procura do quentinho, as DST multiplicam-se por falta de prevenção básica - vulgo amiga camisinha - nem quero imaginar como será a total despreocupação quando for do conhecimento geral que afinal engravidar não é assim tão fácil!
4 comentários:
Parece-me simplista dizer que "o sémen europeu tem vindo a perder força e qualidade", quando muitos outros factores estão em causa, como a idade cada vez mais avançada em que os casais querem ter filhos. Cada vez mais casais têm o primeiro filho perto dos 40 anos. E embora o aumento da esperança de vida permita que sejam pais cada vez mais tarde, a capacidade reprodutiva vai diminuindo, daí que a reprodução medicamente assistida faça sentido.
Mas daí a dizer que será difícil engravidar naturalmente vai um grande passo e leva-nos a um cenário apocalíptico tipo "os filhos do homem".
Experimenta pôr miúdas entre os 15 e 18 anos a ter sexo sem precaução a ver se não engravidam que nem tortas.
P.S. Já tiravas a merda do word verification, nunca consigo comentar à primeira. :(
Mas efectivamente parece que os espermatozoides estao aperder virilidade querida luna... assim que conseguir passo'te o link pormenorizado.
Sim, mas até ao cataclismo ainda vai um passo. O estilo de vida, a poluíção e muitas outras variantes, tal como a idade, afectam a produção e qualidade do esperma, no entanto este tipo de notícias têm sempre um carácter um tanto ou quanto sensacionalista.
P.S. Tira esta merda por favor, é por causa disto que raramente comento. Agora já é raro haver spam, a sério.
Sim, acho que talvez ainda estejamos longe do cenário da P.D. James. :)
Mas o envelhecimento da Europa é galopante.
A Dinamarca arrisca-se a não ter população activa para suster o país daqui a 30 anos...
E é só um exemplo.
Enviar um comentário