terça-feira, junho 23, 2009

Espelho, espelho meu...

Porque a beleza é um perigo absoluto.
Desperta o que de melhor e de pior existe nas pessoas.
E quanto mais beleza, mais probabilidade de um dia alguém te desfigurar...
O que pode ser uma arma numa sociedade de consumo imediato e estereotipado, pode por outro lado, rapidamente transformar-se numa caixa de pandora, tornando-nos em presas fáceis e indefesas perante a imprevisibilidade de toda a raiva, inveja e ódio que a beleza pode criar.

Assusta-me este reverso da medalha... dou por mim a desejar ser invisível...

1 comentário:

Anónimo disse...

ASSEGURANDO-TE

Factos:
-Toda a beleza se desfigura, mais cedo ou mais tarde.
-Todas as armas funcionam durante o seu prazo de validade, independentemente de qual o seu dono e até contra ele.


Opiniões:
A invisibilidade - na qual um corpo fica transparente e não pode ser visto - poderá ser uma capacidade interessante, mas suponho que durante muito pouco tempo. Rapidamente se sentirá a necessidade de se ser visto, qualquer que seja o teu aspecto, se mais que não seja para tu própria o veres. A longo prazo suponho que seria bem mais complicado de gerir do que a natural degradação da beleza.

Conclusão:
Se a beleza é um perigo absoluto, o que dizer do inverso. Pois nesta sociedade de consumo imediato e estereotipado, ninguém pode ser feio ou desfigurado. Quanto mais feiura, mais probabilidade de alguém te assaltar com novos e variados produtos e técnicas. Todos os dias se vendem imagens do que é bom e do que deve ser bom e feito. Ser feio nesta sociedade é um constante assaltar de anseios que não poderão nunca ser realizados, mas segundo a mesma podem e devem ser minimizados. Quanto ao despertar o melhor e o pior nas pessoas, este aspecto tem mais a ver com o carácter dum indíviduo, embora este seja formado pela sociedade, deves reparar que tanto a beleza como a fealdade, suscitam o exacto mesmo comportamento, sendo que os últimos continuam e continuarão a ser os mais prejudicados. Os anseios de invisibilidade que surgem em todos nós, uns e outros, não podem até ao momento ser realizados, mas concerteza que para lá caminhamos.

Por isso : enjoy your stay'in while you can, and how you can...sendo que a segunda parte desta frase tem tudo a ver com o carácter do indíviduo gerado pela dita sociedade.

Como epitáfio: os índios norte-americanos aquando apresentados aos espelhos e às fotografias diziam que estes roubavam a alma ao utilizador. Infelizmente estes já foram exterminados por pessoas de mau carácter e provavelmente sem alma.

Mas percebi-te.

Com ares de professor, simplesmente ...Cheers.