segunda-feira, fevereiro 21, 2005

Primeira pergunta ao novo Governo

Engº Sócrates:
Sou actriz e estudante, trabalho por conta própria, ou empregando bem o termo, sou "trabalhadora independente" e declaro os meus rendimentos através dos malfadados recibos verdes.
A minha questão é breve e simples.
Dado o estado da cultura em Portugal, e o desinteresse declarado por parte de quem de direito sobre essa matéria, ter uma profissão relacionada com o meio artistico-cultural hoje em dia neste país pode até ser considerado suícidio. Mas adiante...
É de lei e obrigatório descontar para a Segurança Social, mensalmente, apartir do 12º mês de actividade aberta nas Finanças, independentemente dos rendimentos obtidos e declarados anualmente...
Ora bem, se estou sem trabalhar durante dois ou três meses, terei que continuar a pagar a fasquia miníma mensalmente à SS (Segurança Social, bem entendido!).
Agora pergunto, tendo em conta que a "mensalidade" da SS é de aproximadamente 84€, anualmente são aproximadamente 1008€.
Se declaro no meu IRS cerca de 3000€, ou seja cerca de 250€ mês, como quer que seja possível pagar renda, luz, água, gás, telefone, comida, universidade, bens consumiveis (roupa e afins) e segurança social???

Se não trabalho todos os meses, porque é que tenho que descontar sobre aquilo que não recebo?

O sr engº, conseguia?
É que preciso de uma vez por todas aprender esse truque de sobreviver sem dívidas ao Estado...

2 comentários:

Luís F. Simões disse...

A "sorte" dele é não responder;)

A. disse...

Pois é, eu tenho o problema resolvido pelos meus papás... mas nem todos têm essa sorte.