quinta-feira, fevereiro 17, 2005

Violência?

Mais um agente da PSP morto num dos vários bairros problemáticos do nosso pequeno, mas por vezes sobrelotado, Portugal.
33 anos e uma vida em vão pela segurança pública nacional.
Numa simples manobra de vigilância, sem aparentes confrontos, dois agentes em patrulha são violentamente atacados...
O tristemente falecido foi atingido por mais de duas dúzias de balas... ou melhor direi cravado?
Sem qualquer tipo de motivo (volto a repetir aparente), este crime reflete bem o estado das populações marginalizadas destes bairros. O que levará alguém a conter tanto desprezo pela vida dentro de si?
Se este sentimento existe e está, neste caso concreto, bem visível, não será a altura mais do que certa para parar e pensar na bomba relógio que está prestes a explodir nestes bairros?
Bairros que para a maioria dos portugueses e governantes não passam de guetos completamente esquecidos e até eliminados da nossa consciência social (se é que esta realmente existe)...
São pessoas que simplesmente por viverem dentro dos limites de bairros ditos problemáticos são automáticamente estigmatizadas e eliminadas do sistema... a associação a tudo o que é negativo é o suficiente para despertar dentro de cada um deles uma raiva e uma revolta suficientemente grande para já nada importar. Afinal, marginalizados e esquecidos, o que é que efectivamente têm a perder?
Abram os olhos por favor! É um favor que fazem a vocês próprios e à construção de uma sociedade mais intregrada, equilibrada e segura.
O que é preciso é integrar e não eliminar...
O que é preciso é trabalhar, batalhar e conseguir algumas vitórias no meio de muitas derrotas e não pensar que já não há nada a fazer...

1 comentário:

A. disse...

Aqui está um problema tantas vezes falado mas tão poucas ouvido. Infelizmente é preferível esconder a poeira por baixo do tapete que deixá-la visível ou pensar na sua solução. Nada mudará enquanto não encararmos e assumirmos os problemas de frente. Puseste o dedo na ferida, continua!