segunda-feira, abril 18, 2005

New Kit

Duzentas e cinquenta farmácias belgas começaram, na sexta-feira, a vender os chamados "kits eutanásia".
O produto, apenas disponível para profissionais de saúde, contém os medicamentos e utensílios necessários para realizar a morte assistida.
No entanto, os médicos que quiserem comprar o kit estão sujeitos a regras e condições muito restritivas. Assim, depois de o utilizarem, os profissionais de saúde têm obrigatoriamente de devolver os medicamentos e utensílios que sobraram. Já as farmácias só podem aceitar receitas, que podem ser passadas na hora pelo próprio médico, se estas cumprirem todos os requisitos legais.
Desde de Setembro de 2002, e seguindo o exemplo da Holanda, a Bélgica legalizou a eutanásia em doentes adultos, a lei dá a possibilidade aos médicos de praticarem morte assistida a doentes terminais ou que sofram de doença incurável que lhes provoque "sofrimento físico psíquico constante e insuportável", é a vontade do doente que vale, um pedido que deverá ser feito "de forma voluntária e sem pressões".
In DN-Online

7 comentários:

SK disse...

A vida de cada um a cada um lhe pertence. E como tal, quando se torna insuportável, é somente humano permitir que o sofrimento não perdure. No meu caso, (deixa-me cá bater na madeira) deseajria que assim fosse.

roque disse...

se contrairmos um empréstimo, a nossa vida a nós pertence na mesma???

roque disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Blackmarrow disse...

Eu prefiro a caçadeira. Quem quiser pode contratar-me, é tipo tiro aos pratos!

SK disse...

Roque não percebi, mas palpita-me que vais esclarecer...

roque disse...

SK, tentei apenas meter no ar uma questão que de repente assolou aminha cabeça... hoje em dia, a nossa sociedade está repleta de pessoas que contraem empréstimos, têm dívidas às vezes superiores ao que realmente podem suportar. Perante um cenário destes, até que ponto é que a nossa vida a nós pertence? (acho que a pergunta não foi assim tão mal formulada)(se calhar um pouco fora do contexto) eu apenas quero ver o vosso ponto de vista quanto a este assunto...

A. disse...

A nossa vida a nós pertence, não os nossos bens. Podem-te levar tudo, mas ninguém tem direito de dicidir a tua vida, mesmo que lhes devas dinheiro.