domingo, maio 01, 2005

Vicíada

Tenho saudades de ter tempo para ler os meus livros, aquela literatura que me dá um prazer incomensurável passar horas na livraria a escolher, e que me deixa tão feliz comprar e trazer para casa, qual pérola rara e reluzente na minha estante...
Um dos meus sonhos é ter uma biblioteca imensa, cheia de livros, usados, gastos, escritos... Que passado alguns anos voltam a ser folheados e me fazem recordar porque é que os comprei e quando é que os li...
Sou daquelas pessoas que se tem só dois livros por ler na estante entra em pânico por falta de leitura... preciso de me sentir preenchida ao olhar para o que tenho para ler...
Neste momento da minha vida, tem-me sido francamente complicado ler os meus livros, já que a bibliografia de cada uma das minhas cadeiras é extensa e até incomportável para semestres que mais se parecem com trimestres... Tenho por isso passado intermináveis horas a ler os chamados "livros técnicos", o que me dá algum prazer, uma vez que a temática me agrada muito, mas que me faz esquecer do que é realmente ter orgasmos mentais com a leitura...
Neste momento, estão ali encostados por ler ha mais de 5meses "Memória das minhas putas tristes" de Gabriel García Marquez, "O erro de Descartes" de António R. Damásio, "A casa dos budas ditosos" de João Ubaldo Ribeiro, "Vigílias" de Al Berto, "Crescer vazio" de Pedro Strecht, "Não somos capazes de os ouvir" de Pedro Crepet, "Parar" e "Serenidade todos os dias"de David Kundtz...
A meio vai "Melodia ao anoitecer" de Siddharth Dhanvant Shanghvi, "Entrevistas no centro do mundo" de Henrique Cymerman, "Budapeste" de Chico Buarque...
Depois sou completamente viciada em Al Berto, Pedro Paixão, Paulo Coelho, Lucia Etxebarría e Hanif Kureishi...
Preciso de férias...

8 comentários:

Blackmarrow disse...

«Depois sou completamente viciada em Al Berto, Pedro Paixão, Paulo Coelho, Lucia Etxebarría e Hanif Kureishi...»

Paulo Coelho é daqueles escritores que só são admissíveis até aos 16 anos, depois passa a ser crime lê-los! É mais ou menos uma espécie de Alexandre Dumas Filho, versão pimba, nas soirées parisienses!!!

O Al Berto ainda tem alguma coisa que escapa, apesar de ser estupidamente histérico!

Pedro Paixão... definitivamente não há paciência!

A gaja não conheço. Mas conheço o Fernando Echevarría que é simplesmente delicioso! É poesia a sério.

O Hanif Kureishi é assim: ou lês directamente o original em inglês ou perdes tempo com as traduções que são uma verdadeira merda! Quando li o «Album Negro» estive mesmo «vai e não vai» para escrever para a editora a perguntar quem é que contrata um gajo daqueles para traduzir! Mas francamente também não tenho muita paciência para aquele universo indiano-britânico dos tempos modernos! Faz-me lembrar um bocadinho o Tom Wolfe. E realmente livros comerciais...

Mas enfim... ao menos o vício é saudável! Podia ser mais, mas ainda vais a tempo...

NSC disse...

Sim, o vício é bom, mas o produto...

Caga nesses gajos todos (Al Berto, Pedro Paixão, Paulo Coelho, Lucia Etxebarría e Hanif Kureishi) que isso é perder tempo.

sahara disse...

comigo passa-se o mesmo, geralmente leio no mínimo 10 livros em simultâneo e quando a minha atenção se prende num só ou é para ler sem parar ou então mais vale arranjar outro para ir lendo nos entretantos porque senão fico um pouco entediada.
quanto aos teus vícios literários, não vou dizer que são maus ou que não gosto, acho que há gostos para tudo e tal como em muita coisa na vida, literatura é relativa quer queiram quer não, logo deve-se respeitar as preferências de cada um. ao menos gostas de ler e tens alguns autores de excelência. há pessoas que nem uma coisa nem outra.
também gostava de ter mais tempo para ler os "meus" livrinhos mas o que arranjo entre as leituras para a faculdade, já é melhor do que nada :)

MissM disse...

Há que ser ecléctica para poder ter um pouco de tudo o que constitui o nosso quotidiano na nossa mente...
Esqueci-me da Sarah Kane...

roque disse...

ahahah... aidna estou a rir com a cena do BM sobre o gajo que traduz Hanif...

Xarinha... como consegues ler 10 livros em simultâneo??? vocês lêem livros ou partes de livros conforme a "mood"???

Paulo Coelho não é quotidiano... é carochinha adornada efeitos especiais... eheheh...

sahara disse...

roque mais novo: leio lendo :) com paciência e amor pelas palavras.

talvez a "mood" tenha alguma influência mas é mais o facto de vários livros me despertarem a atenção na mesma altura e se deixo algum para ler depois, não me concentro no que leio "no momento".

pancadas... ;)

roque disse...

bota pancada nisso!!! ; )

Blackmarrow disse...

Põe-se a ler Sarah Kane depois como é que não hão-de andar depressivas?!!!